terça-feira, 14 de outubro de 2008

Curso CSM com Alexandre Magno (parte 3)

Hoje na terceira parte do curso foi só Scrum. :)
Nesta terceira parte foram desmistificados cada um dos papeis dentro do Scrum. Claro que como em todas as conversas sobre papeis o mais evidenciado foi o do Scrum Master :P
Entramos na famosa discussão sobre ter um Scrum Master que realiza tarefas técnicas dentro da equipe, tal como o que eu faço hoje, sendo Arquiteto, Desenvolvedor e Scrum Master. Foi bom escutar de um profissional bem gabaritado que isso é meio furado, já que em vários momentos eu vou acabar gerando um impedimento na minha tarefa 'técnica' por estar resolvendo coisas da equipe. Espero que com isso eu também não seja afastado do Scrum e sim focado :)
Chegamos numa conclusão muito boa sobre isso tudo, que seria: É ótimo ter um Scrum Master com o pé firme no desenvolvimento pois ele pode ter visão da próxima Sprint e começar a levantar pontos que podem ser críticos para ela e então já tomar medidas para a prevenção. Mas este Scrum Master deve se ater a isto, no mais deve executar seu papel com qualidade, para que o processo seja garantido, para que a equipe esteja realmente protegida, entre outras. O que pode ser feito e isso é uma prática do Scrum é: Terminou suas todas as tarefas que você deve fazer, não tem outras? Então vá ajudar quem precisa! Go Team!!! Ai sim o Scrum Master vai ajudar o desenvolvimento de uma maneira sadia sem fazer com que ele tenha que ser o famoso Jedi!



Outra coisa que foi bem lembrada é que o Product Owner, precisa ser muito bem treinado para que ele saiba transmitir ao time o que o cliente deseja, de maneira clara com uma linguagem única. O que me faz lembrar la da empresa onde trabalho que acabamos tendo um PO por projeto e que muitas vezes complica, pois é mais um trabalho para demonstrar como tudo funciona para que ele entenda como priorizar o backlog e tudo mais. O ideal segundo discussões no curso é termos um único PO que atende os clientes dos mais variados projetos, claro que se o número de projetos for tão grande que o PO não esteja conseguindo desempenhar suas atividades deve haver mais um e então uma divisão destes projetos para cada. Isso seria incrível, ganharíamos uma velocidade com o levantamento das necessidade ou requisitos e ainda poderíamos ter User Stories vindos praticamente prontos do PO.

Tiveram outros pontos apresentados e muita colaboração de todos com várias explicações e casos de sucesso aplicados pelo Alexandre, citando empresas com a Gol.

Logo publico a última parte do evento.

Nenhum comentário: