terça-feira, 14 de outubro de 2008

Curso CSM com Alexandre Magno (final)

Com toda a empolgação do mundo fui para última parte do curso. Tive que correr um pouco na hora do almoço para poder almoçar, tomar um banho e fazer o checkout do hotel, que me permitiu ficar aqui na recepção até a hora de eu partir de Porto Alegre.
Antes de mais nada, CSM significa Certified Scrum Master e não Curso de Scrum Master... por favor!!! ehehehe 

Na ultima parte do curso tivemos uma verdadeira aula de como escrever User Story, identificar épicos, divisão de tarefas e tudo acompanhado de exercícios práticos. Aliás o estilo do curso foi todo assim vários exercícios e muitos cases para ilustrar e dar um rumo. Vimos também como é possível aumentar a velocidade da equipe adicionando mais membros na equipe, devido ao processo ser interativo... ou seja adeus waterfall!
Outro ponto bacana foram explicações simples de porque não existe uma relação direta entre pontos e horas, as vezes coisas tão básicas como: O sapato numero 40 equivale a quantos cm? Resposta: depende do fabricante! E isso é óbvio não é? Então porque fazer relação entre pontos e horas? ehehehe A quebra de paradigmas é sem dúvida uma dos grandes problemas e outro que é seu complemento é a cultura das pessoas :)


Para fechar o curso... mais um atividade :0) 
E não daria para esperar menos. Foi feito um exercício de Scrum escalável!!! Quatro equipes trabalhando no mesmo projeto, como se fosse uma em cada país. Cada uma possuía seu quadro (Kanban) com seu Scrum Master. 
A tarefa: Ken Schwaber falando o seguinte: "O exército dos Waterfall Wolves" baniu nossos CST`s das principais cidade do mundo. Agora precisamos nos organizar em uma cidade que proporcione um ambiente familiar de trabalho e lazer para todos os Scrummers do mundo. Precisamos construir a Scrumland!", claro que isso é fantasia e o Ken Schwaber não disse isso!
Em cima disto recebemos itens de backlog para fazermos e logo estes foram divididos entre as equipes. 10 minutos para Sprint Planning... itens devidamente priorizados partimos para identificação das tarefas, tendo em vista que teríamos uma sprint de dois dias de 10 minutos e um Daily Meeting de 2 minutos. Ficamos responsáveis por construir a biblioteca e uma loja de post-its... e tínhamos que realmente montar isso tudo e resistir aos testes de qualidade do Product Owner (petelecos nos prédios).
Após o daily, fomos fazer um Scrum of Scrum para sincronizar as equipes onde foi possível identificar gargalo na minha equipe e folga em outra, logo combinamos de ter uma cooperação dos membros ociosos.
No final atingimos o meta estipulada pelo PO!!!


Daqui para frente é aprofundar ainda mais em Agile e Scrum!!!!

Um comentário:

Werley Reinaldo disse...

Acho muito interessante o Scrum of Scrum.
Estou fazendo um trabalho sobre o Scrum, porém, uma dificuldade que estou encontrando é material sobre como funciona o Scrum of Scrum.
Algo sobre como funciona, as equipes, as cerimônias e de que forma a integração entre todas as equipes é feita.
Alguém pode me ajudar?