segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Tabalhar sem parar. Vício ou necessidade?

Hoje estava lendo uma reportagem (revista Mercado Brasil ago/08), a respeito de pessoas consideradas 'Workaholics'.
Este termo proveniente da língua inglesa remete a indivíduos que possuem uma espécie de vício em seus trabalhos. Podemos citar como exemplo alguém que trabalhe umas 12Hs por dia e chegue em casa e por um impulso quase que incontrolável, resolve voltar a trabalhar mesmo que de casa. Trabalhando remotamente ou rascunhando possíveis soluções para os problemas encontrados durante o dia. Trabalhadores incansáveis que muitas vezes buscam a perfeição em suas atividades, podem ser estes considerados Workaholics.
Por um lado estes podem ser considerados ótimos funcionários, pois se demonstram muito interessados pelos problemas da empresa e os faz quase que pessoais. Porém, por outro lado isso pode acarretar grandes níveis de estresse ao funcionário, tornando-o pouco produtivo e outras vezes passando seus problemas para o restante da equipe. Ou seja você pode acabar com uma equipe caso tenha um Workaholic que passe seu estresse (não detectado) para os demais. Claro que existem exceções, onde os Workaholics são considerados verdadeiros 'estimulantes' para os demais membros, mas isto varia de cada indivíduo.

O Scrum Master da equipe deve estar atento não só ao andamento de itens de backlog, planilhas, acompanhamento do processo, etc. Mas também aos integrantes do time que devem possuir uma boa sinergia, para que este seja realmente um time e não um amontoado de pessoas que realiza uma tarefa.
Este tipo de 'leitura' pode ser adquirido todos os dias no Dayli Meeting, e durante o dia-a-dia é claro, mas principalmente no Dayli Meeting que é o momento onde o Scrum Master pode perceber alterações de humor, cansaços aparentes e até descontentamentos com papeis. Agile não pode ser só o processo de execução, mas também a velocidade em que as coisas podem mudar e impactar no projeto. Se o Scrum Master não for hábil o suficiente para identificar problemas com a equipe e resolve-los rapidamente podemos ter um bom atraso em uma Sprint que irá impactar nas outras demais.
Muitas vezes uma simples troca de papel dentro de uma equipe faz dois integrantes ficarem muito mais satisfeitos e com uma boa elevação na auto estima. Pense nisso, Agile é todo o processo e os famosos 'porcos' são praticamente a essência do processo, o Scrum Master é meramente a pessoa que garante todo o processo (um trabalhão eu concordo) e isso inclui as pessoas. Então o quanto mais ágil for a tomada de decisão e a identificação dos problemas, mais eficaz e FELIZ será a equipe e consequentemente o Product Owner.

Abraços!

Nenhum comentário: