Antes de mais nada preciso agradecer ao meu amigo Abu, que me apresentou Scrum e me fez voltar a querer partir novamente para o lado gerêncial, mostrando com é possível gerênciar e estar inserido na equipe, podendo acompanhar bem de perto o trabalho e entender seus desafios de perto, sem ser aquele cara que olha todos de cima para baixo e simplesmente manda executar o trabalho. Grande abraço amigo!!!
Uma das coisas que costumam deixar de funcionar no processo do Scrum é o Daily Meeting!
E por qual motivo isso deixa de funcionar? Geralmente porque as pessoas acabam ficando cansadas, de todo o dia sair de seus locais de trabalho (quando preciso), e ficarem todos de pé para ficar lembrando o que fizeram no dia anterior, o que pretende fazer hoje e se há ainda algo que esteja impedindo suas tarefas.
Agora vamos refletir sobre tudo isso... ficar de pé a princípio é para termos uma reunião breve e objetiva, sem perdermos muito tempo. Isso até pode funcionar, mas não garante nada! O processo tem que ser moldado conforme o perfil do time. De que adianta ter os integrantes ali de saco cheio porque tem que ficar de pé? A reunião será tão objetiva quanto os integrantes do time desejarem, claro que o Scrum Master pode pedir foco quando achar necessário. Mas veja pelo meu caso, já ministrei muitas aulas então falar de pé não é problema! EHEHEH Os integrantes do meu grupo optaram por cada um tomar suas posições, ou seja, quem desejar permanecer de pé, ótimo, quem não quiser pode ficar sentado, e isso não muda em nada o quão produtiva será o Daily Meeting.
Agora os demais itens: O que foi feito no dia anterior, o que será feito hoje e quais o impedimentos, são os famosos 'maus necessários', pois eles permitem não só ao Scrum Master, mas toda a equipe ter uma visibilidade do que está acontecendo e como o projeto está andando, além de ser um grande momento de troca de experiências onde é possível que um integrante se comprometa em ajudar outro caso já tenha alguma experiência favorável. Neste momento o Scrum Master precisa ficar atento para que não comece uma troca de informações ávidas em que faça todo o grupo ficar observando aquela conversa ou ainda virar um verdadeiro brainstorm! Uma boa maneira de sempre lembrar o que foi e será feito é olhar o quadro de acompanhamento com os post-its. Ao contrário do que muitos pensam aquilo lá não é só para mostrar que o time está fazendo algo, é sim uma grande ferramenta de visão para todo o time.
A melhor dica que se pode ter é: Não deixe de fazer se quer um dia o Daily Meeting, pois, a equipe tende a cair na preguiça por esta perda.
Abraços!
terça-feira, 16 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário